Fique por dentro

Acompanhe nosso blog

Blog

Líquen Plano

Esta doença é caracterizada por lesões avermelhadas, que podem ter pequenas listras brancas, com o aspecto enrugado, têm um brilho característico e são acompanhadas de intensa coceira e inchaço. As lesões do líquen plano podem se desenvolver lentamente ou aparecer de repente, podendo afetar homens e mulheres de qualquer idade e a causa não é bem definida, porém o aparecimento destas lesões está relacionado a reação do sistema imunológico e, por isso, não é contagiosa. 

Essas lesões de pele tendem a desaparecer com o tempo, entretanto, caso não melhore, o dermatologista pode recomendar o uso de medicamentos à base de corticoides.

Principais sintomas

Os sintomas do líquen plano podem variar de uma pessoa para outra, no entanto, podem surgir lesões na boca, tórax, braços, pernas ou região genital com as seguintes características:

  • Dor;
  • Coloração avermelhada ou arroxeada;
  • Manchas esbranquiçadas;
  • Coceira;
  • Ardência.

Esta doença também pode provocar o aparecimento de feridas e bolhas na boca ou região genital, queda de cabelo, diminuição da espessura das unhas e pode gerar sintomas muitos parecidos à de outras alterações de pele.

Desta forma, o diagnóstico do líquen plano é feito através de uma biópsia, que é a retirada de uma pequena parte da lesão para ser analisada em laboratório. Veja mais como é feita a biópsia de pele e outras situações em que é indicada.

Possíveis causas

As causas de líquen plano não são bem definidas, porém, sabe-se que as lesões surgem porque as células de defesa do corpo atacam a pele e as mucosas e podem ser desencadeadas devido a exposição a produtos químicos e metais, a medicamentos à base de quinacrina e quinidina e ao vírus da hepatite C.

Além disso, as lesões de pele causadas pelo líquen plano tendem a aparecer de repente, e surgem, frequentemente, em situações de estresse, podendo durar semanas e desaparecer por si só. Entretanto, o líquen plano é uma doença crônica sazonal, ou seja, não tem cura e volta a aparecer de tempos e tempos.

Quais são os tipos

O líquen plano é uma doença que atinge a pele e pode ser dividido em vários tipos, dependendo da localização e das características das lesões, como por exemplo:

  • líquen plano hipertrófico: se caracteriza com lesões avermelhas parecidas com verrugas;
  • líquen plano linear: aparece como uma linha vermelha ou roxa sobre a pele;
  • líquen plano bolhoso: consiste no surgimento de bolhas ou vesículas ao redor das lesões;
  • líquen plano ungueal: é o tipo que atinge a região das unhas, deixando-as enfraquecidas e quebradiças;
  • líquen plano pigmentar: surge após a exposição solar, geralmente não coça e é visível pela coloração cinza da pele.

Esta doença também pode atingir o couro cabeludo, causando quebra de cabelo e cicatrizes, e regiões da mucosa genital, do esôfago, língua e boca. Confira outros sintomas do líquen plano de boca e qual tratamento indicado.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o líquen plano é recomendado por um médico dermatologista e baseia-se no uso de medicamentos para aliviar a coceira como antialérgicos e pomadas à base de corticoides, como o propionato de clobetasol 0,05%, e podem ainda ser utilizadas técnicas com fototerapia. Saiba mais sobre como é feito o tratamento para líquen plano

Como o líquen plano é uma doença crônica e pode voltar a surgir mesmo após o tratamento, muitas vezes, o médico recomenda o uso de antidepressivos e acompanhamento com psicólogo.

E ainda, é possível adotar algumas medidas caseiras para aliviar os sintomas, como evitar uso de sabonetes e loções perfumados, utilizar roupas íntimas de algodão e aplicar compressas frias no local que está coçando. Além disso, alguns estudos revelam que o chá verde pode ajudar a reduzir as lesões de pele causadas pelo líquen plano oral.

Fonte: https://www.tuasaude.com/liquen-plano/

Logo_menor.png

Desde 1970 em Maringá com o compromisso de prestar um atendimento humanizado de alta qualidade técnica;

Siga-nos

Como Chegar

Search