Fique por dentro

Acompanhe nosso blog

Blog

Linfoma Cutâneo

O que é?

Trata-se de um tipo de linfoma não-Hodgkin, um câncer que se origina nos linfócitos (tipo de glóbulos brancos). Os linfomas cutâneos afetam primariamente a pele, e podem ser classificados em linfomas de células T e de células B. Dentre os linfomas de células T, o mais comum é a micose fungoide. Dentre os linfomas de células B, os mais frequentes são o linfoma centrofolicular e o linfoma da zona marginal.      

Sintomas

A micose fungoide se apresenta como placas avermelhadas, descamativas, que coçam, podendo se confundir com alergias ou irritações da pele (processos eczematosos). Podem afetar qualquer parte do corpo, mas frequentemente acometem os glúteos e as mamas (áreas duplamente cobertas pelas roupas). Eventualmente, formam-se tumores e eritrodermia (vermelhidão e descamação generalizadas em mais de 90% da superfície da pele). Nos casos avançados, pode ocorrer aumento dos gânglios, acometimento do sangue e de órgãos internos. O linfoma centrofolicular e da zona marginal apresentam-se como nódulos avermelhados e endurecidos, e afetam principalmente a cabeça e as porções superiores do tórax e dorso.

Tratamentos

Tanto a micose fungoide quanto o linfoma centrofolicular e da zona marginal são considerados indolentes, ou seja, raramente progridem para formas avançadas. Porém, são doenças para as quais não foi encontrada cura. Portanto, o tratamento visa manter a doença sob controle, com a redução no número das lesões e o alívio da coceira. Isto é feito com uso de medicamentos tópicos (cremes e pomadas), medicamentos de uso intralesional (injeção do medicamento diretamente na lesão de pele), banho de luz (fototerapia com ultravioleta-A ou ultravioleta-B) e, eventualmente, radioterapia e medicamentos sistêmicos. Raramente é feito tratamento com quimioterapia ou transplante de medula óssea.

Prevenção

Há numerosos estudos ao redor do mundo em busca da causa dos linfomas cutâneos, porém ela permanece desconhecida. Sendo assim, infelizmente, não há medidas preventivas a serem tomadas.

Fonte: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/linfoma-cutaneo/57/

Logo_menor.png

Desde 1970 em Maringá com o compromisso de prestar um atendimento humanizado de alta qualidade técnica;

Siga-nos

Como Chegar

Search