Fique por dentro

Acompanhe nosso blog

Blog

O que é Vitiligo?

A cor da pele, dos pelos e das mucosas resulta da presença de pigmentos, sendo melanina o mais importante. A melanina é produzida por células especializadas, chamadas melanócitos, que a distribuem às células da epiderme, chamadas de queratinócitos. Uma das principais funções da melanina é a defesa da pele contra a radiação solar.

Por que acontece?

Estudos recentes demonstram que o vitiligo resulta de agressão imunológica aos melanócitos. Quem realiza essa agressão são as células da resposta imunológica. A causa ainda não está esclarecida.

É uma doença?

O vitiligo é considerado uma doença porque ocorre agressão imunológica aos melanócitos. Além disso, em parte dos casos, pode haver associação com outras enfermidades imunológicas. Destas a tireóidite é a mais comum e pode levar à disfunção da tireoide. Há também a associação do vitiligo com depressão e ansiedade relacionadas à dificuldade de conviver com a reação de outras pessoas à presença das manchas.

Quem tem vitiligo?

A condição existe em pessoas de todas as etnias e tonalidades de pele. Aparece em homens e mulheres de todas as faixas etárias; pode ocorrer em crianças.

É contagioso?

O vitiligo não é contagioso.

É genetico?

Há um componente genético envolvido em parte dos casos da doença; em algumas famílias, há vários casos. A preocupação com o desenvolvimento de vitiligo em parentes próximos é comum, mas a chance de ocorrer em familiares é apenas um pouco maior que na população geral.

É psicológico?

Em parte dos casos, há um acontecimento estressante que se relaciona temporalmente ao aparecimento da enfermidade. Por outro lado, ter vitiligo é precisar lidar com reações das pessoas (olhares fixos, comentários rudes) constitui por si só um grande fardo para muitos doentes e familiares. Abordagens como grupos de apoio, psicoterapia e, por vezes, medicamentos podem ajudar a lidar com a presença das lesões.

Tem tratamento?

Sim! É importante ressaltar que os resultados serão melhores quanto mais cedo se instituir o cuidado. O tratamento tende a ser prolongado, e a persistência leva as melhores resultados. Em alguns locais, a volta da pigmentação é mais fácil de ser obtida.

Como é feito o diagnóstico?

Por meio do exame clínico dermatológico. Por vezes, o dermatologista pode empregar exames adicionais.

Vitiligo e Sol

O sol e a radiação ultravioleta originada de fontes artificiais, como luzes ou lasers, são empregados em doses controladas no tratamento. Entretanto, a exposiçÃo das áreas sem pigmento de melanina à luz solar pode resultar em queimaduras (vermelhidão, bolhas) e deve, portanto, ser limitada com o auxilio de vestimentas ou protetor solar.

Vitiligo e alimentação suplementos e vitaminas

Não há alimentos a serem evitados. Uma alimentação balanceada pode ajudar no tratamento. Dietas especificas não apresentam eficácia comprovada. Suplementos alimentares e vitaminas são muito populares, mas devem ser empregados com indicação e acompanhamento médico a fim de se evitarem desequilíbrios.

Como é o tratamento?

É muito importante que se saiba que o vitiligo tem tratamento, e a recuperação  da cor é viável em muitos casos. Começar a tratar precocemente e com persistência é fundamental para o sucesso. O traumatismo local, mesmo leve, deve ser evitado pois favorece o desenvolvimento de lesões. São empregados medicamentos locais e por via oral, terapia com luz (fototerapia, sol, laser) e, por vezes, técnicas cirúrgicas para transferencia de melanócitos. Crianças também podem ser tratadas. Camuflagem com maquiagem pode ser empregada. Já as tatuagens definitivas para colorir as manchas são desaconselhadas, pois o pigmento empregado tende a mudar de cor com o tempo, alem de não acompanhar as variações de cor que ocorrem com a exposição ao sol.

Logo_menor.png

Desde 1970 em Maringá com o compromisso de prestar um atendimento humanizado de alta qualidade técnica;

Siga-nos

Como Chegar

Search